- RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO – mais que mera convivência tem que ser um encontro de pessoas, encontro transformador da pessoas humana.
- é comum a afirmação o PROFESSOR DEVE – ação prescritiva. `Para prescrever é fundamental conhecer: Que professor é esse? Quais os seus desafios? Qual a sua realidade? Como ele se coloca diante das dificuldades de ser professor?
Idéia de uma profissão que faz adoecer – QUESTÃO: será que no exercício dessa profissão temos que assumir a doença e o desgaste? Será que um professor que ensina bem deve abrir mão de sua própria vida? (ASPECTOS QUE CONSTITUEM ALGUNS DOS CONFLITOS DA PROFISSÃO DOCENTE) docente)
As responsabilidades do professor - breve histórico:
Década de 70 – fracasso escolar culpa do aluno – mas mudar o quadro era responsabilidade do professor, cuja função era identificar e reveter as dificuldades do aluno.
Década de 80 – estudos diferenciados começam a desestabilizar os mitos - no fracasso escolar a culpa dos alunos caem por terra.
Começam os estudos psicogenéticos, os estudos sobre o funcionamento da escola – o fracasso escolar é culpa do funcionamento da escola – o professor precisa resolver o problema
Úliitmos anos – pesquisa destrincham a realidade do professor e mostram a constituição do professor como algo complexo
Múltiplos aspectos: constituem o professor: fatores externos (formação inicial, formação continuada) + fatores internos (a vivência do professor durante a sua formação, profissionalidade, junção da profissão com a personalidade)
A partir dos 4 eixos o professor vai se organizando e exercendo sua profissão:
- conhecimento formal
- concepção do aluno
- papel do professor
- compreensão de sua situação na relação com os aluno
Para compreender a complexidade da constituição docente, é fundamental perceber que os saberes aprendidos e dos saberes vividos no dia a dia são parte da essencia do SER PROFESSOR e que todos os movimentos ocorrem em condições objetivas de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário