domingo, 29 de maio de 2011

VIDEO-AULA 10 - DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA VÍDEO AULA


Não existe neutralidade no processo educativo, desde o currículo até as relações cotidianas nos espaços da escola, as escolhas ideológicas estão presentes. Desta forma, não basta reconhecer o que a legislação do Brasil fala a respeito da democracia, inclusão, respeito às diferenças, é necessário um compromisso que extrapola o discurso legal para se tornar concreto no cotidiano escolar.
Quando o assunto é Democracia e Educação em Direitos, se faz necessário uma prática baseada nos princípios da democracia e comprometida com a educação em direitos. Os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem precisam viver  a democracia e a educação em direitos.
A Constituição brasileira está comprometida com a afirmação dos direitos humanos, reconhecendo-os como universais, indivisíveis e interdependentes. No entanto, o compromisso com uma educação de qualidade para todas as crianças, independente de suas condições sócio-economicas ainda é uma realidade a ser conquistada.
Talvez com os sujeitos atuando de forma democrática e comprometida com os direitos humanos e sociais no cotidiano da escola, a sociedade passe a compreender que a democracia não pode estar presente apenas no discurso, mas precisa estar associada a um modo de vida, como acreditava John Dewey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário