Com base na obra do professor Alfonso Lopez Quintás,Introdução a Pedagogia do Encontro, o prof. Gabriel Perissé apresenta uma reflexão sobre a relação professor/aluno e o lugar privilegiado para esse encontro, o espaço da sala de aula.
A sala de aula não é um lugar qualquer, é lá que ocorrem os encontros cotidianos, marcados por:
- EXPERIENCIAS REVERSIVEIS ou EXPERIENCIAS BIDIRECIONAIS – ocorre quanod duas realidades se unem mas continuam diferentes, é uma experiência onde professor e aluno estão unidos mas não confundidos.
- ENCONTRO – que se realiza quando entramos em jogo com uma realidade e ocorre um enriquecimento mútuode todos os envolvidos. O professor apresenta como exemplo o filme O NAUFRAGO – quando o personagem central cria um personagem com a bola Wilson. Ao tocar na bola com a mão suja de sangue, aparece a imagem de um rosto, naquele momento ocorre um encontro que o livra da loucura. O encontro enriquece, equilibra.
- ÂMBITO – qdo ninguém usa um objeto ele é um móvel apenas; quando estabelecemos um diálogo o objeto se torna um ÂMBITO. Âmbito é toda realidade que não é apenas um objeto e nem é uma pessoa. Da realidade ambital nasce uma nova possibilidade, momento em que dois âmbitos se encontram e se transformam mutuamente.
4. INVESTIMENTO CRIATIVO - para que uma sala vazia seja uma sala de aula é preciso que haja um investimento mais criativo, tornando o espaço um lugar de encontro intelectual de conhecimento.
Através do encontro criamos o espaço ambital que se transforma em um lugar de vida e produção, quando investimos na criatividade.
Quando a sala de aula se torna um lugar de criação o sujeito sai de lá renovado, motivado, envolvido e desejando mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário