Prof. Marcos Neira
Concepção de cultura para os Estudos Culturais – cultura é compreendida como um campo de lutas simbólicas.
Neste contexto, Cultura Corporal é toda produção simbólica que envolve as práticas corporais. Portanto é cum um conceito bem amplo – conjunto de conhecimentos que envolve as danças, as brincadeiras, os esportes.
Todos os grupos culturais possuem uma parte da cultura que se refere as culturas corporais e cada grupo atribui significados particulares às práticas corporais.
Na perspectiva cultural movimento é uma coisa, gesto é outra. Todos os movimentos corporais produzem textos carregados de sentido próprio e determinado pelas interpretações e compreensões do grupo.
Cada prática corporal tem um significado, sendo necessário compreender que ainda se vive em uma sociedade onde há resistência às práticas corporais não legitimadas. O professor destaca que:
- EVITAR O DALTONISMO CULTURAL – A ESCOLA PRECISA RECONHECER O ARCO IRIS DE CULTURAS, para que as experiências pedagógicas sejam capazes de valorizar as diferenças.
- ANCORAGEM SOCIAL DOS CONTEÚDOS – A CULTURA CORPORALÉ UM PATRIMONIO e não pode ser desconsiderada ou suprimida por práticas que são consideradas mais legitimas.
- ORGANIZAR A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
- MAPEAR A CULTURAL CORPORAL identificando quais são as experiências corporais dos diferentes grupos
- RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS – levar as práticas para dentro da escola, problematizá-las para que sejam percebidas e ressignicadas
- APROFUNDAMENTO - conhecer a prática corporal e características do grupo que a produziu.
- AMPLIAÇÃO - para que sejam reconhecidas e valorizadas pela sociedade como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário