domingo, 7 de novembro de 2010

VÍDEO AULA 13 – DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO

Palavras chave: sujeito, complexidade, interação, rede

Nesta aula, o professor Ulisses Araujo destaca a complexidade do sujeito psicológico em oposição à forte tendência reducionista e cartesiana que predomina na Educação e nas ciências de forma geral.
Através de um gráfico que ilustra as dimensões do sujeito psicológico e suas relações com o meio,  é possível perceber a complexidade do sujeito e os efeitos de sua  interação com o meio.
O sujeito psicológico é resultado das interações das 4 dimensões: biológico, cognitivo, afetivo e sócio-cultural, entre si e com o meio. Portanto, a compreensão
das atitudes, valores e/ou deficiências do sujeito que levem em conta apenas uma das dimensões é equivocada. Cada um de nós é a junção de todas as dimensões fluindo simultaneamente. Além disso, as ações dos sujeitos são influenciadas por dois mundos: o mundo da consciência e o mundo da não consciência.
O mundo da não consciência diz respeitos às milhões de operações bio-psiquicas que ocorrem simultaneamente no corpo, por exemplo: os hormônios. O universo da não consciência faz parte do dia a dia e chega a influenciar e até mesmo determinar, algumas ações dos sujeitos.
Por fim, a aula chama a atenção para a urgente necessidade de resgatar a complexidade do sujeito psicológico, afastando os reducionismos

Nenhum comentário:

Postar um comentário