Desde o nascimento, a motricidade está presente no desenvolvimento da criança, na percepção de seus espaços e no aprendizado do domínio de seu próprio corpo. Portanto, com base nas leituras realizadas, é possível afirmar que os elementos básicos da psicomotricidade (lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e espacial) constituem a base do processo de desenvolvimento intelectivo e da aprendizagem da criança. Quando o desenvolvimento psicomotor não é devidamente estimulado podem ocorrer falhas que afetarão de forma determinante a aquisição da linguagem verbal e escrita, o pensamento abstrato, a análise gramatical, a interpretação e leitura de gráficos e mapas, entre outros aspectos da aprendizagem.
Embora estejamos mergulhados na sociedade do conhecimento, predomina na Escola o caráter mecanicista que não leva em consideração a importância da Psicomotricidade para todos os níveis de formação de crianças e adolescentes (da Educação Infantil ao Ensino Médio). Os currículos escolares estimulam o rápido desenvolvimento intelectual, desconsiderando o significado das atividades motora.Muitas vezes, preocupados em ensinar a ler, escrever e contar cumprindo cronogramas de trabalho que lhes são impostos, os professores acabam por rotular alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem exatamente por estarem privados dos estímulos psicomotores adequados a sua faixa etária.
Como afirma o professor Vitor da Fonseca, a psicomotricidade “é portanto compreendida como suporte das funções mentais próprias e exclusivas do ser humano, donde emana a sua identidade singular e plural em muitos aspectos do seu desenvolvimento, da sua adaptabilida de, da sua aprendizagem e da sua socialização.” (FONSECA, 2008,p.6)
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