ÚLTIMOS 50 ANOS – mente e linguagem – se tornaram foco especial de pesquisas
Importância da linguagem – através da linguagem ampliamos o conhecimento sobre o mundo e de nós mesmos.
PSICOLINGUISTICA – lida com a linguagem, tem conexões com a linguística, com a neuropsicologia e com as ciências cognitivas
PERCURSO HISTÓRICO
Anos 50 – século XX – surge da necessidade de se oferecem bases e explicações teóricas para várias tarefas práticas que a linguística não conseguia dar conta.
Quatro Principais Períodos:
1º. FORMAÇÃO – influencia da psicologia comportamental (behaviorista) e linguística estruturalista
2º. LINGUÍSTICO – gramática gerativa (Chomsky)
3º. COGNITIVO – forte atenção à semântica, estudo de falantes reais em contextos reais, pouca teorização formal
4º. ATUAL – assume caráter interdisciplinar, reunindo diferentes tendências teóricas que colocam a psicolinguística em um amplo âmbito de pesquisas sobre a natureza do conhecimento.
“ a psicolinguistica como ciência estuda um amplo leque de problemas relacionados com os mecanismos humanos de aquisição e uso da linguagem, com as estratégias e os elementos fundamentais universais...” (GODOY, p.19)
Problemas que se constituem objetos da Psicolinguistica:
- diferenças de percepção e compreensão entre a fala oral e a escrita
- papel do contexto no processamento da fala
- processos de obtenção dos vários tipos de conhecimento
- níveis de representação do discurso na memória
- construção de modelos mentais e conteúdo textual
- processamento do discurso
- aquisição da linguagem e das línguas particulares por crianças e adultos
- aquisição da leitura
- produção da fala nos mais diferentes níveis de sua geração
- problemas neuropsicológicos da linguagem
Resumo excelente da Psicolinguística! ainda estou no primeiro semestre de licenciatura em inglês, e quero usar a psicolinguística como base para o meu TCC, fazendo uma conexão com o mentalês. Gostaria de saber se posso utilizar deste seu texto? obrigado!
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