sexta-feira, 30 de março de 2012

O conceito de bilinguismo e as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo


Assim como não existem indivíduos totalmente monolíngues, o bilinguismo absoluto é uma abstração teórica que apresenta um sério problema que é atribuir ao falante bilíngue a “perfeição” no domínio de dois idiomas.
O bilinguismo é uma competência linguística que pode ocorrer em diferentes graus que são determinados de acordo com o componente linguístico que é examinado. Esse BILINGUISMO EQUILIBRADO que é observado quando os falantes apresentam níveis aproximados de competência nas duas línguas sem que se equipare ao domínio linguístico de um nativo, é mais reconhecido do que o conceito de BILINGUISMO DOMINANTE, quando o falante apresenta um domínio superir no nível de conhecimento de uma língua sobre a outra.
Para os estudos da psicolinguista, um dos fatores que se destaca na análise da aquisição de duas ou mais línguas é a IDADE em que o sujeito falante adquire a segunda língua:
- BILINGUISMO PRECOCE: ocorre quando uma pessoa se torna bilíngue durante a infância, o que lhe garantiria maior grau de competência no domínio e conhecimento da língua;
- BILINGUISMO TARDIO: ocorre quando uma pessoa adquire uma segunda língua na idade adulta.
Quanto a ordem em que ocorre a aquisição das línguas, o bilinguismo se distingue em:
- BILINGUISMO SIMULTÂNEO – quando suas línguas são adquiridas ao mesmo tempo durante a primeira infância;
- BILINGUISMO SUCESSIVO – quando uma língua é adquirida na infância e a outra em um período posterior.
Do ponto de vista sociocultural, um grupo de fatores relevantes para a ocorrência do bilinguismo é:
- status social ou prestigio das línguas em questão;
- a identidade cultural do individuo bilíngue;
- atitude do individuo bilíngue com relação às línguas adquiridas

Embora as metodologias utilizadas pela Psicolinguística para investigar o bilinguismo ainda não tenham conseguido avaliar um grande universo de crianças que tenha iniciado a aprendizagem bilíngue com a mesma idade e com as mesmas condições, estudos recentes sugerem que os bilíngues se tornam mais aptos a estabelecer relações e compreender conceitos abstratos, respaldando a ideia de que a aquisição e o uso de duas ou mais línguas contribui para o desenvolvimento das atividades intelectuais.
Algumas contribuições do bilinguismo em crianças de 0 a 5 anos são:
- aceleração do desenvolvimento cognitivo e antecipação da relativização nos nomes;
- componentes da língua são adquiridos precocemente: fonológico, morfológico, sintático;
- tradução ocorre em idade tenra;
- conteúdos de enunciados são percebidos com mais atenção;
- maior consciência da percepção linguística;
- mesma sequencia de etapas e ritmos para aquisição da linguagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário