Embora o processo de ensino/aprendizagem ocorra em um espaço coletivo, as formas de apropriação e compreensão dos conceitos e dos conteúdos por parte do educando ocorre de forma individual, particular e exclusiva pois cada sujeito acionará as informações armazenadas em sua memória de trabalho para elaborar uma compreensão sobre o que foi lido e estudado. É na memória de trabalho (memória operativa) que o sujeito armazena quantidades significativas de informações que o permitem chegar a diferentes associações, tornando possível, até mesmo a compreensão de palavras que não estão associadas ao seu sentido original.
Para ser um bom leitor é necessário ter um amplo referencial simbólico na memória de trabalho, tornando possível a realização de escolhas que permitem uma aproximação do significado de palavras, frases e orações. Mas, nem todos podem ser considerados bons leitores e isso se deve, em partes, a falta de referenciais simbólicos na memória de trabalho. Portanto, ao conhecer os mecanismos de funcionamento da linguagem e dos sistemas de interpretação, o professor passa a ter uma visão mais ampla do processo de ensino/aprendizagem, principalmente passa a ter a percepção de que cada sujeito é único no espaço coletivo da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário