1. Falar sobre violência é muito complexo porque ela quebra os nossos discursos. Os discursos não conseguem dar conta da compreensão daquilo que está posto.
A violência elimina a ordem instauro o reino do corpo a corpo.
Saramago : se puderes olhar, vê. Se puderes Ver, repara.
É dificil falar sobre violência mas não é impossível. Olhar e vê são possibilidades e o reparar pode ser encarado em seu duplo sentido: OLHAR COM ATENÇÃO E TRANSFORMAR.
2. as vezes a violência parece uma fatalidade, parece estar generalizada. No entanto, é necessário olhar com atenção para diagnosticar e agir.
O grande desafio: conseguir colocar em palavras o que acontece e a partir do trabalho do diagnostico é possível estabelecer conexões.
Quando se coloca a questão em discurso é possível elaborar formas de ação sobre aspectos que estão na escola e são chamados de violência.
Precaução: a escola possui esferas de ação. Enquanto instituição não pode, não deve e não é de sua competência agir sobre todas as formas de violência.
O pontos centrais da aula são: A NECESSÍDADE DE UM DIAGNÓSTICO para estabelecer um discurso que encaminhe para as CONEXÕES NECESSÁRIAS rompendo com o isolamento da escola de outras esferas inicias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário